quinta-feira, 25 de novembro de 2010

CENTENÁRIO da Assembléia de Deus no Brasil



Belém comemora 100 anos da chegada de Berg e Vingren


Há exatamente cem anos, chegavam ao Brasil os missionários Gunnar Vingren e Daniel Berg vindos da América do Norte depois de obedecerem ao chamado de Deus para uma obra em território paraense. Os dois suecos de nascença ousaram obedecer e dessa decisão nasceu, em Belém do Pará, a maior igreja evangélica do mundo: Assembléia de Deus. Por causa da obediência de dois homens tementes a Deus, por conta da audácia desses dois missionários enfrentando todas as dificuldades, inclusive, os perigos de morte, nasceram aproximadamente sessenta milhões de homens e mulheres espalhados nos cinco continentes para a glória e o louvor daquele que é e será sempre o único Deus capaz de conduzir um povo, o seu povo, a grandes e definitivas conquistas.

No último dia 19 de novembro, o povo de Deus comemorou em grande estilo os cem anos da chegada dos missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren a Belém do Pará, iniciando pela simulação da chegada do navio Clement ao Porto da Escadinha, onde milhares de pessoas já esperavam, muitas delas, com vestimentas de época. Num verdadeiro palco ao ar livre foi encenado o desembarque dos pioneiros com uma grande diferença: em novembro de 1.911, chegaram solitariamente para uma jornada que não sabiam por onde começar. Hoje, eram esperados por milhares de discípulos determinados a darem prosseguimento à obra iniciada numa época em que tinham tudo para desistir, a começar pelo desconhecimento total do idioma brasileiro. E vieram as outras dificuldades como cultura, alimentação, doenças, e, principalmente, a perseguição por aqueles que não aceitavam o movimento pentecostal e se achavam donos da verdade. Para o Pr. Samuel Câmara, presidente da Assembléia de Deus, muito emocionado, afirmou que ”Belém e Assembléia de Deus são uma só coisa. Em Belém está o berço da maior igreja evangélica do Mundo que por sua vez dá vida a Belém. A Assembléia de Deus está envolvida e sente-se igualmente responsável pela cultura, movimentos sociais, políticos e outros setores da nossa cidade, pois, aqui vive o seu povo. Portanto, Belém e a Assembléia de Deus estão de parabéns por esses primeiros cem anos da chegada dos fundadores do nosso ministério. A nossa alegria e emoção são indizíveis“.

Após as manifestações, ali mesmo na Escadinha, o povo seguiu em caminhada até a Praça da República fazendo exatamente o percurso inicial dos pioneiros, onde continuou a grande celebração do povo cristão. Grupos musicais, cantores e pregadores, cada um fazendo a sua parte no louvor e agradecimento a Deus pelos cem anos da chegada dos missionários, na verdade, os primeiros cem anos de milagres. (www.creio.com.br)

Nenhum comentário: