sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

O Melhor está por vir


O MELHOR ESTÁ POR VIR
Preletor: Roberto T. Santos


A vida eterna é incomparavelmente melhor que a vida presente


“Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.” 1 Coríntios 2.9

A vida é bela, apesar dos percalços, das limitações e privacões ela continua bela. Para os que vivem com uma centelha de esperança no peito a vida é boa e bela. A beleza está espalhada por todos os lados - na relação de um casal, no nascimento de uma criança, na gentileza compartilhada, no voo de um pássaro.

Para todos os mortais, a vida é dor e prazer. Convivemos com os intermináveis
momentos de prazer e as inúmeras e indesejáveis experiências de desprazer. Assim é a vida. A dor da vida teve sua origem no Éden – na desobediência de Adão e Eva. Passar pela experiência do abandono, do divórcio, das doenças, das perdas, da morte, do choro e do luto, nos fazem sofrer e o sofrimento, não poucas vezes, pode produzir em nós o desejo do fim. Quem é que não sofre com uma doença que se arrasta a anos sem perspectivas de cura? Quem é quem não se comove ao ouvir sobre a violência sofrida por uma criança ou adolescente?

A vida é muito mais do que a que vivemos aqui, ela é eterna. A vida continua. Diz o texto sagrado que “Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.”. O melhor está por vir”.

 A escritura frequentemente fala dos novos céus e terra como o lar final do povo de Deus. O simples fato de que ele é um lar é suficiente para torná-lo desejável para nós, pois enquanto estivermos neste mundo, somos peregrinos e estrangeiros. A vida eterna é incomparavelmente melhor que a vida presente, por isso podemos reafirmar categoricamente que o melhor está por vir.

Então, o que sabemos nós sobre o céu? A Bíblia diz que lá "não haverá mais morte ou lamentações, ou choro ou dor". Lá não haverá mais câncer, AIDS, guerras ou assassinatos. Lá não haverá mais jovens viúvas tentando criar seus quatro filhos, nem bebês sendo sequestrados por psicopatas, nem cruzes ao lado das estradas significando que alguém foi morto por um motorista bêbado, nem cidades perecendo com terremotos. Nunca mais. Isso é incrível!

Não haverá mais choro nem dor. Quer dizer: sem mais divórcios destruindo lares, sem mais nenhuma filha sendo violentada pelo próprio pai, sem mais nenhum adolescente vendendo seu corpo por dinheiro, sem mais ninguém se sentindo
inseguro porque é muito alto, ou muito baixo, muito gordo, ou muito magro, sem mais comunidades famintas por negligência do governo, sem mais nenhuma avó solitária cujo marido morreu 20 anos antes do tempo, sem mais nenhuma pessoa
talentosa perdendo a vida por uma dose de cocaína, sem mais maridos alcoólatras fazendo suas mulheres e filhos de saco de pancada, sem mais nenhum insulto ou maldade somente porque a pele de alguém é de uma cor diferente, sem mais palavras de ódio sendo faladas ou ouvidas por ninguém.

Prepara-se para eternidade, pois o melhor está por vir.

Nenhum comentário: