terça-feira, 7 de agosto de 2007

A GRANDE TRIBULAÇÃO

Fonte: Sagradas Escrituras - MARÇO/1999

Mateus 24:21 “Porque haverá, então, grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco haverá jamais.”


Em Mateus 24:15 diz: “Quando, pois, virdes que a abominação da desolação, de que falou o profeta Daniel, está no lugar santo (quem lê, que entenda). Jesus trata de sinais especiais que ocorrerão durante a grade tribulação. Tais sinais indicam que o fim dos tempos está muito próximo (Mateus 24:15-29). São sinais conducentes à, e indicadores da volta de Cristo à terra, depois da tribulação. Mateus 24:30,31: “Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu com poder e grande glória.
E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus.”
Apocalipse 19:11 e 20:4: “E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco. O que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro e julga e peleja com justiça.”
E, vi tronos; e assentaram-se sobre eles aqueles a quem foi dado o poder de julgar. E vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta nem a sua imagem, e não receberam o sinal na testa nem na mão; e viveram e reinaram com Cristo durante mil anos.”
O maior desses sinais é “a abominação da desolação” (Mateus 24:15), um fato específico e visível, que adverte os fiéis vivos durante a grande tribulação de que a vinda de Cristo está prestes a ocorrer. Esse sinal-evento, visível, relaciona-se primeiramente com a profanação do templo judaico daqueles dias em Jerusalém, pelo Anticristo (Daniel 9:27 e 1 João 2:18). O Anticristo, também chamado o homem do pecado, colocará uma imagem dele mesmo no templo de Deus, declarando ser ele mesmo Deus (2 Tessalonicenses 2:3,4 e Apocalipse 13:14,15). Seguem-se fatos salientes a respeito desse evento crítico.
1) A “abominação da tribulação” marcará o início da etapa final da tribulação, que culmina com a volta de Cristo à terra e o julgamento dos ímpios em Armagedom (Mateus 24:21,29,30) “21. porque haverá, então, grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco haverá jamais.”
“29. E, logo depois da aflição daqueles dias, o sol escurecerá, e a lua não dará sua luz, e as estrelas cairão do céu, e as potências do céus serão abaladas.”
“30. “Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu com poder e grande glória.”
Daniel 9:27 :”E ele firmará um concerto com muitos por uma semana; e, na metade da semana fará cessar sacrifício e a oferta de manjares; e sobre a asa das abominações virá o assolador, e isso até à consumação; e o que está determinado será derramado sobre o assolador.”
2) Se os santos da tribulação atentarem para o fator tempo desse evento (“quando, pois, virdes”, Mateus 24:15), poderão saber com bastante aproximação quando terminará a tribulação, época em que Cristo voltará à terra. O decurso de tempo entre esse evento e o fim dos tempo é mencionado quatro vezes nas Escrituras como sendo três anos e meio ou 1260 dias. (Daniel 9:25-27; Apocalipse 11:1,2; 12:6; 13:5-7).
Por causa da grande expectativa da volta de Cristo (Mateus 24:33), os santos daqueles dias devem acautelar-se quanto a informes afirmando que Cristo já voltou. Tais informes serão falsos (Mateus 24:23-26). A “vinda do Filho do homem” depois da tribulação será visível e conhecida de todos os que viverem no mundo (Mateus 24:27-30; Apocalipse 1:7).
Outro sinal que ocorrerá, então, será o dos falsos profetas que, a serviço de Satanás, farão “grandes sinais e prodígios” (Mateus 24:24).
Jesus admoesta a todos os crentes a estarem especialmente alerta para discernir esses profetas, mestres e pregadores, que se declaram cristãos sendo falsos, porém apesar disso, operam milagres, curas, sinais e maravilhas e que demonstram ter grande sucesso nos seus ministérios. Ao mesmo tempo, torcerão e rejeitarão a verdade da Palavra de Deus.
Noutra parte, as Escrituras admoestam os crentes a testarem o espírito que atua nos mestres, líderes e pregadores. Deus permite o engano acompanhado de milagres, a fim de testar os crentes no tocante ao seu amor por Ele e sua lealdade às Sagradas Escrituras. Serão dias difíceis, pois Jesus declara em Mateus 24:24, que naqueles últimos tempos o engano religioso será tão generalizado que será difícil até mesmo para “os escolhidos”, (isto e´, os crentes dedicados) de discernirem entre a verdade e o erro.
Quem entre o povo de Deus não amar a verdade será negado. Não terá mais oportunidade de crer na verdade do evangelho, depois do surgimento do Anticristo.
Finalmente a “grande tribulação” será um período específico de terrível sofrimento e tribulação para todos que viverem na terra.
Será de âmbito mundial. Será o pior tempo de aflição e angústia que já ocorreu na história da humanidade. Será um tempo terrível de sofrimento para os judeus. O período será controlado pelo “homem do pecado” (isto é, o Anticristo). Os fiéis da igreja de Cristo recebem a promessa de livramento e “escape” dos tempos da tribulação. Durante o período da tribulação, muitos entre os judeus e gentios crerão em Jesus Cristo e serão salvos. Será um tempo de grande sofrimento e de perseguição pavorosa para todos quantos permanecerem fiéis a Deus. Será um tempo de ira de Deus e de juízo seu contra os ímpios. A declaração de Jesus de que aqueles dias serão abreviados não pressupõe dos três anos e meio, ou 1260 dias preditos. Pelo contrário, parece indicar que o período é tão terrível que se não fosse de curta duração a totalidade da raça humana seria destruída. A grande tribulação terminará quando vier Jesus Cristo em glória, com sua noiva, para efetuar o livramento dos fiéis remanescentes e o juízo e destruição dos ímpios. Não devemos confundir essa fase da vinda de Jesus, no fim da grande tribulação, com a sua descida imprevista do céu, a qual ocorrerá num momento diferente do da sua volta final, no fim da tribulação. O Trecho principal das Escrituras que descreve a totalidade da tribulação de sete anos de duração é encontrado em Apocalipse capítulo 6.

Nenhum comentário: